foto Vera
Abria a porta e recuava, deixando-os entrar a todos, à minha frente. Nunca fui de muitas regras; uma meia dúzia no máximo, é quanto basta. Fechava a porta atrás de mim e depois dos primeiros preparativos, sempre os mesmos, sentava-me de um lado da sala e observava-os demoradamente. Todos os dias. Eram os meus melhores momentos. Com um sentido patrimonial, semelhante aos primeiros minutos imediatamente, após os meus filhos adormecerem ou os últimos, imediatamente, antes de eles acordarem.
Porta dentro, determinados, procuravam o que lhes interessava, principalmente, a companhia. Formavam-se logo, grupinhos. Animadamente, trocavam as primeiras impressões. As meninas, sempre mais eloquentes, expressavam-se em abraços, mãos tocadas, segredinhos, sorrisos e risos abertos. Os meninos, menos fogosos, reuniam-se também, sobretudo à volta dos computadores e dos jogos.
Eu, verificava que os meninos que ontem, se tinham zangado, hoje, continuavam amigos. E que ninguém se tinha esquecido de trazer um qualquer objecto que tinha de véspera, garantido levar. Que os acordos estabelecidos entre eles, se mantinham de pé. E que as poucas regras que eu tinha estabelecido de princípio, eram cumpridas escrupulosamente.
Depois, começavam devagarinho, a misturar-se. Primeiro, os sapatos, atirados para o mesmo canto, a seguir, meninos e meninas, vozes, gargalhadas, interesses e vontades. Até braços e pernas. Era quando davam por mim e eu tinha que me levantar e organiza-los de novo. Acabava o meu tempo.
O melhor mundo. O melhor mundo é mesmo, o das crianças. Onde olhamos e vemos tudo, porque tudo está à nossa vista.
2 comentários:
Atão não é...
Lembras-te naquela noite, na areia, a facilidade enorme que os 7 tiveram em se entrelaçarem, mesmo com a barreira da língua?
:-)
Um dia destes falo neles. Agora estou sem trapos para blogar.
Podes crer... literalmente, entrelaçaram-se. É disso mesmo q eu falo. Não há trunfos escondidos, nem rigorosamente nada, senão a vontade, o interesse, a motivação, completamente escarrapachada à nossa frente. Beijo.
Enviar um comentário