sexta-feira, janeiro 02, 2009

Colo de Pito


Foto daqui

É mesmo verdade.

Conheci hoje uma pessoa que me disse ser de Colo de Pito.

Primeiro, pensei que tinha ouvido mal. Depois, pensei que estava no gozo. Mas, lá tive que mostrar alguma convicção (sempre com a sobrancelha arqueada) face à seriedade das palavras que ouvia (é que nem um leve esboço de sorriso matreiro, vi no rosto do homem).

Cheguei a casa e fui verificar. E não é mesmo, que estive a falar com um Colopitense?

(sempre gostava de saber como se denominam as pessoas que nasceram em Colo de Pito)

Então, claro… dei asas à imaginação. Como será o atendimento telefónico na junta de freguesia:

- Colo de Pito, bom dia! Em que posso ser útil?

À entrada da aldeia, o placard de boas vindas:

Colo de Pito, saúda-vos.

Ou então:

Bem-vindo a Colo de Pito.

(reparem bem no pormenor "colo de" - sugero-nos uma preposição, de posse ou de lugar, não sei bem)

A navegar pelo site descobri ainda, que os Colopitenses são imagine-se, machistas. Nesta outra página, fornecem-nos um quadro de dados sobre o género e idade da população. Numa coluna, a quantidade de população, de ambos os géneros. Na outra a seguir, a quantidade de homens. Se quiseres saber a quantidade de mulheres, faz a conta, ora!

Acho justo. Com tal protagonismo feminino no nome escolhido para a aldeia, tinham as mulheres, que ser penalizadas noutra medida.

Mas, nesta minha pequena investigação, aprendi também que o significado de “pito” não se prende apenas com o aparelho genital feminino. “Pito” é também um "pequeno ralhete" no Brasil e ainda, "o âmago podre da fruta", na genuína lingua portuguesa. Pois.

Então, imaginem os brasileiros:

- Ô minino!... tou cansada de dar pito pra você! Ôce si porrta mal, pa caramba!

Ou então, nós por cá, com a fruta:

- Esta fruta está estragada. Tem pito.

7 comentários:

Keratina disse...

Tu és um must!

Mas isso tu já sabias, verdade?!

Aq disse...

Sou agora!?... Tu é que me vês com olhos bonitos.

Beijinho grande, miúda.

Anónimo disse...

Minha querida, para a tua informação colo de pito é uma aldeia, logo tinhas que telefonar para a junta de freguesia das monteiras. se queres 'gozar. Goza mas ao menos mostra que sabes alguma coisa das coisas que estas a escrever

Anónimo disse...

Pois é tudo verdade e a foto até é minha. ahahahahahah. Visite » http://www.colodepito.net
Viva Colo de Pito

riacho disse...

Tenho perdido umas coisas... 'tou a ver.

Quase (sublinho o "quase" a marcador fluorescente) me dás vontade de abrir a porta enferrujada da minha cela.

Vou continuar a ler :-)

Beijo, com saudade também.

Anónimo disse...

ola vejo que és inculta colo de pito tem a origem do seu nome, ao que parece, no Latim. Os romanos, que invadiram e colonizaram a Península Ibérica, acharam tão belo e aprazível o lugar, que lhe chamaram “Colum Pictum” (Colina Pintada), de onde derivou o actual nome “Colo de Pito”. já percebes-te porque a aldeia se chama colo de pito!? antes de falares aprendes sobre as coisas e depois falas com fundamentos e conhecimentos...

anónimo acima disse...

ah e eskeci-me de referir uma coisinha.... viva colo de pito... e sei do que disse em cima pk só neta e filha de quem nasceu la e não te admito que fales sem teres conhecimentos para falares sobre colo de pito sem sequer saberes. porque colo de pito não é freguesia e uma aldeia e só quem não sabe do que fala e que diz porcaria como tu disses-te. como disse quando quiseres falar fala com fundamentos e conhecimentos que tenhas e não só falar por falar sem saber do que falas.